Bom, todos sabem do famoso anúncio que o Larry pôs no mural do Mount Temple School no dia 25 de Setembro de 1976 que fez surgir o U2, à principio não exatamente como é hoje, é claro. Mas acho bem interessante as histórias deles antes de se juntarem para formar a efêmera "The Larry Mullen Jr. Band".
Já o Larry, como disse era igual a como eu fui na escola: mais concentrado nos estudos, não entrava em confusão e teve que trabalhar em qualquer coisa para poder pagar sua bateria e aulas. O primeiro emprego que eu tive foi justamente para comprar minha bateria, não é boa, mas foi um sonho realizado. E com o Larry não foi muito diferente. Ele tinha aulas de piano que os pais pagavam, mas ele não gostava, era a típica história de pais que obrigam seus filhos a fazer algum curso sem o consentimento deles mesmos. Mas depois de um desses tediosos dias de aula de piano ele ouviu alguém tocando bateria e logo, ainda criança, Larry achou sua paixão e disse a seus pais que era isso que queria tocar e largar o piano. Claro que seus pais não queriam tirar seu filho da sua aulinha fina de piano, mas vendo a euforia do garoto disse que se ele quisesse ter aulas de bateria ele que pagasse. Eu nunca tive aulas, mas trabalhei pra ter a minha, muito depois da idade que Larry começou. Eu comecei já com 18 anos e o Larry com 9. Então ele trabalhou lavando carros, cortando grana, sendo office-boy etc. Eu me identifico muito com o Larry, não só por isso da bateria, mas também por ele ser quieto e era concentrado nos estudos. (se bem que em se tratando de religião sou como o Adam). E eu queria muito ter uma banda, tocar bateria nela claro como o Larry teve essa vontade e realizou colocando o anúncio.
Bono também não era daqueles como o Larry que prestava atenção e era dedicado, é mais parecido com o Adam, talvez não chegou a ter sido tão rebelde quanto seu futuro amigo baixista, mas marido da Ali já tinha suas loucuras. Ele vivia em gangues e também tocava piano, mas não por aula. Ele nem sabia tocar, apenas apertava uma tecla e buscava apertar outra em seguida de modo com que esta última combinasse com o som da outra e fosse um som agradável, isso com a ajuda do pedal do piano que fazia a sala que ele tocava se transformar numa catedral. Infelizmente perdeu sua mão muito cedo, aos 14 anos e não tinha um bom relacionamento com seu pai Bob...
Penso que ele deveria ser uma criança imperativa e gostava de muitas coisas, até chegou a entrar pro Xadrez, o que seria estranho vendo o Bono como é hoje sendo jogador de xadrez, uma vez que tem que ser jogado no silêncio e na calma, coisa que acho que o Bono não tem rsrsrs. Ver Bono quieto durante horas é mais fácil ver um Homem em Marte. Bono, é claro, sempre foi muito religioso desde cedo e vivia um conflito de católicos e protestantes tanto em casa como na escola. Bono se apegou muito a Deus pois vivia em conflito consigo mesmo, em casa após a morte de sua mãe já não havia mais aquele clima de família, eram ele, o pai e o irmão convivendo diariamente num lugar sem sentimentos. Bono ficou muito abalado com a morte de sua mãe Iris e isso o fez se desligar da escola, causar problemas na Mount Temple. Ele foi um adolescente perturbado que viu em Deus e na música uma saída para os problemas. Viu o anúncio do Larry e por incentivo de seu amigo Reggie Manuel foi respondê-lo. Ele queria ser guitarrista, mas não levou sua guitarra afinal foi de moto com seu amigo para a casa do Larry e pro tão famoso ensaio na cozinha.
Edge antes de se mudar para a Mount Temple vivia em grupos também que segundo ele eram "barras pesadas", mas ao seu mudar para a escola onde conheceu o Bono ele viu que as coisas por lá eram muito mais sérias e difíceis que sua antiga escola. Edge iria conhecer o Bono nessa nova escola ao vê-lo tocar guitarra para iludir as garotas. O Larry iria conhecer apenas no ensaio mesmo, porém o Adam ele já conhecia mesmo antes de entrar pra Mount Temple, pois estudaram juntos mesmo antes de Dublin e foi muito bom pra ele reencontrar seu amigo depois de uns tempos. Ganhou sua primeira guitarra de sua mãe Gwenda, que faleceu recentemente, bom na verdade ele a dividia com seu irmão Dick que também amava guitarras e também atendeu ao pedido do Larry junto com o Edge, mas o Dick não ficou muito tempo, para nossa sorte? Talvez, acho que sim.
Bom, vendo as histórias de cada um antes do encontro na cozinha do Larry vemos que eles tinham a sua e específica, cada uma com suas tristezas e alegrias, Adam e Edge se mudando da Inglaterra pra Irlanda, Bono perdendo a mãe o que o fez mais desligado da escola e se interessar mais por música, Larry colocando o anúncio...
Ou seja: tudo estava destinado aos meninos de Dublin se conhecerem e se tornar a maior banda de rock de todos os tempos!
No comments:
Post a Comment