Wednesday 19 September 2012

U2 antes do anúncio do mural

Bom, todos sabem do famoso anúncio que o Larry pôs no mural do Mount Temple School no dia 25 de Setembro de 1976 que fez surgir o U2, à principio não exatamente como é hoje, é claro. Mas acho bem interessante as histórias deles antes de se juntarem para formar a efêmera "The Larry Mullen Jr. Band". 



Comparando com o meu tempo de escola eu fui igual ao Larry, concentrado e sem arrumar problemas, mas confesso que queria ter sido como o Adam: revoltado, rebelde, folgadão e protestador. O Adam como vemos hoje talvez ainda tenha resquícios daquele Adam estudante, ou seja, curte a vida. Ele tomava café dentro durante as aulas, não era de prestar atenção rs. Como chegou na metade do ano letivo viu que precisava se enturmar rápido, bom eu nunca entrei numa escola assim como o Adam, mas acredito que ele estava certo, e claro que quando viu o anúncio do Larry no mural logo quis responder. Mas o cúmulo da rebeldia do Adam foi ele ter corrido pelado pela escola, fato que o expulsou e deixou o "jazz-man" com mais tempo para os assuntos voltados à banda, isso o fez ser o primeiro empresário dela.




Já o Larry, como disse era igual a como eu fui na escola: mais concentrado nos estudos, não entrava em confusão e teve que trabalhar em qualquer coisa para poder pagar sua bateria  e aulas. O primeiro emprego que eu tive foi justamente para comprar minha bateria, não é boa, mas foi um sonho realizado. E com o Larry não foi muito diferente. Ele tinha aulas de piano que os pais pagavam, mas ele não gostava, era a típica história de pais que obrigam seus filhos a fazer algum curso sem o consentimento deles mesmos. Mas depois de um desses tediosos dias de aula de piano ele ouviu alguém tocando bateria e logo, ainda criança, Larry achou sua paixão e disse a seus pais que era isso que queria tocar e largar o piano. Claro que seus pais não queriam tirar seu filho da sua aulinha fina de piano, mas vendo a euforia do garoto disse que se ele quisesse ter aulas de bateria ele que pagasse. Eu nunca tive aulas, mas trabalhei pra ter a minha, muito depois da idade que Larry começou. Eu comecei já com 18 anos e o Larry com 9. Então ele trabalhou lavando carros, cortando grana, sendo office-boy etc. Eu me identifico muito com o Larry, não só por isso da bateria, mas também por ele ser quieto e era concentrado nos estudos. (se bem que em se tratando de religião sou como o Adam). E eu queria muito ter uma banda, tocar bateria nela claro como o Larry teve essa vontade e realizou colocando o anúncio.

Bono também não era daqueles como o Larry que prestava atenção e era dedicado, é mais parecido com o Adam, talvez não chegou a ter sido tão rebelde quanto seu futuro amigo baixista, mas marido da Ali já tinha suas loucuras. Ele vivia em gangues e também tocava piano, mas não por aula. Ele nem sabia tocar, apenas apertava uma tecla e buscava apertar outra em seguida de modo com que esta última combinasse com o som da outra e fosse um som agradável, isso com a ajuda do pedal do piano que fazia a sala que ele tocava se transformar numa catedral. Infelizmente perdeu sua mão muito cedo, aos 14 anos e não tinha um bom relacionamento com seu pai Bob...

Penso que ele deveria ser uma criança imperativa e gostava de muitas coisas, até chegou a entrar pro Xadrez, o que seria estranho vendo o Bono como é hoje sendo jogador de xadrez, uma vez que tem que ser jogado no silêncio e na calma, coisa que acho que o Bono não tem rsrsrs. Ver Bono quieto durante horas é mais fácil ver um Homem em Marte. Bono, é claro, sempre foi muito religioso desde cedo e vivia um conflito de católicos e protestantes tanto em casa como na escola. Bono se apegou muito a Deus pois vivia em conflito consigo mesmo, em casa após a morte de sua mãe já não havia mais aquele clima de família, eram ele, o pai e o irmão convivendo diariamente num lugar sem sentimentos. Bono ficou muito abalado com a morte de sua mãe Iris e isso o fez se desligar da escola, causar problemas na Mount Temple. Ele foi um adolescente perturbado que viu em Deus e na música uma saída para os problemas. Viu o anúncio do Larry e por incentivo de seu amigo Reggie Manuel foi respondê-lo. Ele queria ser guitarrista, mas não levou sua guitarra afinal foi de moto com seu amigo para a casa do Larry e pro tão famoso ensaio na cozinha. 


Edge antes de se mudar para a Mount Temple vivia em grupos também que segundo ele eram "barras pesadas", mas ao seu mudar para a escola onde conheceu o Bono ele viu que as coisas por lá eram muito mais sérias e difíceis que sua antiga escola. Edge iria conhecer o Bono nessa nova escola ao vê-lo tocar guitarra para iludir as garotas. O Larry iria conhecer apenas no ensaio mesmo, porém o Adam ele já conhecia mesmo antes de entrar pra Mount Temple, pois estudaram juntos mesmo antes de Dublin e foi muito bom pra ele reencontrar seu amigo depois de uns tempos. Ganhou sua primeira guitarra de sua mãe Gwenda, que faleceu recentemente, bom na verdade ele a dividia com seu irmão Dick que também amava guitarras e também atendeu ao pedido do Larry junto com o Edge, mas o Dick não ficou muito tempo, para nossa sorte? Talvez, acho que sim.















Bom, vendo as histórias de cada um antes do encontro na cozinha do Larry vemos que eles tinham a sua e específica, cada uma com suas tristezas e alegrias, Adam e Edge se mudando da Inglaterra pra Irlanda, Bono perdendo a mãe o que o fez mais desligado da escola e se interessar mais por música, Larry colocando o anúncio... 

Ou seja: tudo estava destinado aos meninos de Dublin se conhecerem e se tornar a maior banda de rock de todos os tempos!


  























No comments: